Perguntas Frequentes
FAQ Dimas
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Como funcionam as formas de pagamento?
A Dimas Construções envia um boleto bancário, mensalmente, no e-mail indicado pelo cliente.
Lembramos que, conforme estabelecido em contrato, é obrigação do comprador efetuar o pagamento em dia. Em caso de não recebimento do boleto, por favor entre em contato com o setor financeiro para emissão de 2ª via, evitando assim gastos com multa e juros.
Como o meu contrato é reajustado?
Se o seu imóvel está em construção, até a expedição do Habite-se, o contrato é reajustado mensalmente e cumulativamente através do Custo Unitário Básico de Construção (CUB) de Santa Catarina. Já o saldo devedor é corrigido conforme está expresso em seu contrato.
Esses reajustes ocorrem sempre no 1º dia útil do mês, e podem ser consultados pelo site do SINDUSCON (https://sinduscon-fpolis.org.br/tabelas-cub/).
No caso de um imóvel em um empreendimento já pronto (Usados Dimas), a correção ocorre conforme está expresso em seu contrato. Nesses casos, normalmente o saldo devedor é corrigido conforme o IGP-M.
O que é análise de crédito?
É a conferência dos dados informados no seu contrato em relação aos documentos apresentados, bem como a compatibilização da renda com a unidade que está sendo adquirida. Também realizamos consulta ao Serasa para a verificação de possíveis restrições cadastrais.
Como funciona a comprovação de renda?
A comprovação é feita por meio de documentações que atestem a sua renda mensal. Pode ser o contracheque/holerite ou a declaração do imposto de renda completo do ano vigente.
Posso alterar o dia do vencimento das minhas parcelas no meu contrato de vendas?
Os vencimentos das parcelas ocorrem conforme estabelecido no contrato e podem ser alterados, com 30 dias de antecedência. Caso tenha interesse, faça a solicitação por meio do e-mail contasareceber@dimasconstrucoes.com.br.
Como alterar o e-mail cadastrado para o recebimento dos boletos e comunicados?
A atualização dos dados cadastrais poderá ser realizada por meio do e-mail contasareceber@dimasconstrucoes.com.br ou nossos demais canais de atendimento.
Qual a vantagem em antecipar a quitação do imóvel com recursos próprios antes da entrega do imóvel?
A vantagem se dá pela não incidência de correção, pois o saldo não será atualizado pelo índice, até a data de entrega do imóvel.
Posso distratar/cancelar a minha unidade?
Sim, desde que sejam respeitadas as cláusulas estabelecidas no contrato. Para solicitar a rescisão do seu contrato, entre em contato conosco por meio do e-mail contasareceber@dimasconstrucoes.com.br. O responsável entrará em contato para lhe explicar as condições e cláusulas do contrato e tratar dos procedimentos necessários.
Posso vender meu imóvel enquanto estiver em fase de construção?
Você pode revender seu imóvel Dimas a qualquer momento da construção, desde que esteja com as suas prestações em dia. Entre em contato conosco por meio do e-mail contasareceber@dimasconstrucoes.com.br, para submeter a documentação do novo comprador para análise de documentação e crédito.
Como posso ter acesso ao meu extrato para conferência de valores?
A solicitação de seu extrato financeiro poderá ser realizada por meio do e-mail contasareceber@dimasconstrucoes.com.br ou nossos demais canais de atendimento.
É possível pagar somente parte do boleto?
Não é possível. Caso necessite do auxílio de nosso departamento financeiro o contato poderá ser realizado por meio do e-mail contasareceber@dimasconstrucoes.com.br ou nossos demais canais de atendimento.
Posso fazer a troca da minha unidade?
Você pode realizar a troca do seu imóvel Dimas a qualquer momento da construção, desde que esteja com as suas prestações em dia. Para isso, deverá entrar em contato com a construtora ou com seu consultor imobiliário.
O que é um financiamento imobiliário?
É uma forma de viabilizar a compra de imóveis. Diversas instituições financeiras oferecem diferentes linhas de crédito imobiliário.
Posso fazer a contratação de um financiamento bancário por conta própria?
Sim, você pode fazer por conta própria. Geralmente, há vantagens em contratar o financiamento no banco parceiro da construtora para aquele empreendimento, dessa forma é importante que você analise todas as possibilidades e escolha a que melhor se adeque as suas necessidades do momento.
Quando serei contatado para a realização do financiamento do meu imóvel?
Próximo a entrega do empreendimento, cerca de 6 meses antes, nossa equipe fará um contato para explicar todas as possíveis formas de financiamento. Entretanto, sinta-se à vontade para tirar suas dúvidas a qualquer momento.
O banco tem obrigação em aprovar o valor total do meu financiamento?
Não. Cada banco tem sua sistemática de avaliação de risco, apuração da renda, consideração do grau e o tempo de relacionamento, entre outros itens.
É possível financiar dois imóveis ao mesmo tempo?
Sim, é possível desde que o cliente comprove possuir renda suficiente. Somente não é possível ter dois financiamentos quando eles forem realizados através do FGTS.
Quero quitar o imóvel com recursos próprios, devo aguardar a entrega das chaves?
A quitação pode ser feita a qualquer momento, inclusive durante o período de obra do empreendimento. Válido lembrar que o saldo devedor tem seu valor corrigido mensalmente.
Pode ser feita a transferência de um financiamento bancário?
Sim, pode ser feita a transferência. Ela será realizada através da portabilidade de um banco para outro.
O que é o Easy Home?
O Easy Home é um modelo de produto personalizável, onde ao adquirir os pacotes o cliente tem a oportunidade de receber o seu apartamento mobiliado e pronto para morar, no momento do recebimento das chaves.
Quais os Kits disponíveis?
Para o empreendimento D/Spot nós temos disponíveis 4 kits incrementais de móveis, acessórios e equipamentos.
Kit Essencial: Contempla os móveis sob medida da cozinha; banheiro (s) e área de serviço; Marmoraria; Cubas e metais; Acessórios de banheiro; Box do(s) banheiro(s); Revestimento da cozinha.
Kit Básico: Essencial + eletrodomésticos, móveis sob medida e ar-condicionado da sala de estar, iluminação básica, aquecedor a gás e pintura.
Kit Complementar: Básico + móveis sob medida e ar-condicionado do(s) quarto(s).
Kit Absoluto: Complementar + móveis soltos da sala de estar e quarto(s) e iluminação decorativa.
Para o D/Mys nós temos disponíveis 6 kits independentes de móveis, acessórios e equipamentos.
Kit 1 - Áreas Molhadas: Contempla o mobiliário sob medida da cozinha, área de serviço e banheiro(s), grill embutido à gás com depurador, cuba e torneira de apoio, marmoraria, metais e louças, acessórios de banheiro, box do(s) banheiro(s) e iluminação dos banheiro(s).
Kit 2 - Áreas Sociais: Contempla o mobiliário sob medida da sala de estar; Pintura e iluminação da cozinha, área de serviço e sala referente ao estilo escolhido.
Kit 3 - Áreas Íntimas: Contempla o mobiliário sob medida, pintura e iluminação do(s) dormitório(s).
Kit 4 - Móveis Soltos: Contempla os móveis soltos da sala de estar e jantar como: mesa e cadeiras de jantar, sofá, mesa lateral e tapete da sala de estar.
Kit 5 - Eletrodomésticos: Contempla os eletrodomésticos da cozinha e área de serviço instalados como: máquina lava e seca roupas, máquina de lavar louças, forno elétrico, micro-ondas, cooktop, coifa e geladeira.
Kit 6 - Ar-condicionados: Contempla as máquinas de ar condicionados e condensadoras instaladas da sala e dormitório(s).Quais as vantagens para o cliente?
Praticidade e Gestão da Construtora - Toda a gestão da montagem da marcenaria, instalação dos equipamentos, louças e metais é realizado por profissionais da construtora, sendo que o cliente pode chegar somente com a mala pronta para morar, sem dor de cabeça e preocupação, ou seja, apartamento entregue pronto para morar.
Desconto especial da construtora em todos os itens do kit - O desconto pode variar de 20% a 30% no valor total do kit comparado com a compra pelo cliente, diretamente nos fornecedores.
Economia no projeto de arquitetura - uma economia gerada pelo fato de o cliente não precisar contratar um projeto de interiores. O Easy Home já foi concebido por arquitetos de interiores e validado pelos fornecedores parceiros.
Financiamento do valor dos móveis - o cliente poderá parcelar o Easy Home com a construtora no período de obra e na entrega das chaves, financiar o saldo com o banco desejado.
Economia em valor de condomínio não usufruído - estima-se que os clientes levem de 4 a 6 meses para mobiliar o apartamento após a entrega das chaves, sendo assim, ao longo desse período ele pagará um valor de condomínio sem estar realmente morando no apartamento.
Valorização do Imóvel - um estudo realizado estima uma valorização de até 18% no valor do imóvel em apartamentos mobiliados.
Parceiros de Qualidade - Studio Ambientes e Bontempo, duas lojas de renome na Grande Florianópolis.Quais itens do Easy Home eu posso modificar?
O cliente terá 3 opções de cores de laminados para os móveis planejados, 2 opções de puxadores e 1 opção de pacote de móveis soltos. Estas escolhas podem ser mescladas entre os estilos e podem ser trocadas por outras opções oferecidas pelos parceiros, estando sujeitas a variações de preços.
Para o empreendimento D/Mys, o cliente poderá realizar personalizações no kit do Easy Home. Para isso, ele deverá contratar o serviço da arquiteta parceira da construtora, que realizará as personalizações solicitadas. Os itens do Easy Home que podem ser personalizados são os móveis planejados e os móveis soltos.Quais itens do Easy Home eu não posso modificar?
Os itens de marmoraria, louças e metais, luminárias, eletrodomésticos, box, pastilhas, tintas das paredes não podem ser alteradas, portanto serão entregues de acordo com o estilo escolhido, além disso, não há possibilidade de retirar nenhum dos itens do kit.
Como acesso minha área do cliente?
Acessando o site https://www.dimasconstrucoes.com.br/, na lateral direita há um botão que redireciona para a área do cliente. Para acessar será necessário seu login e senha, que foram enviados por meio de um protocolo online no momento do onboarding do cliente.
Esqueci a senha da área do cliente, o que eu faço?
Na página de login de acesso à área do cliente, existe uma opção “não consigo acessar”. Ao clicar nesse botão, será necessário informar o e-mail cadastrado para o qual será enviado uma nova senha de acesso.
Como acessar os projetos da minha unidade?
Dentro da área do cliente, temos uma aba de documentos do imóvel. Nela você encontra os projetos arquitetônico e elétricos em arquivos PDF e em arquivos editáveis para engenharia. Nessa aba também é possível acessar o memorial descritivo e o manual do comprador do empreendimento.
O que é planta baixa?
É um desenho gráfico que ilustra os ambientes internos do seu imóvel, com a respectiva medida de cada ambiente. Os espaços já vêm desenhados com mobília, de forma a dar sugestões de layout para cada cômodo.
Qual a diferença entre área privativa e área de vassoura?
A área privativa é todo espaço da porta do imóvel para dentro, incluindo pilares e paredes. Essa área é a informada em contrato e, posteriormente, na matrícula do imóvel. Calculado conforme a norma NBR 12.721.
A área de vassoura é a área em que o morador poderá decorar, mobiliar e transitar, ou seja, semelhante a área privativa, porém descartado pilares e paredes. Essa é a área indicada na planta baixa da sua unidade, disponível da área do cliente.O que é o memorial descritivo?
O Memorial Descritivo é um documento que detalha todo o projeto a ser realizado, onde estão relacionados todos os itens da edificação a ser construída, como estruturas, acabamentos e instalações.
O que é o manual do comprador?
O manual do comprador é um documento que detalha as principais etapas da jornada do cliente até a entrega do empreendimento, bem como as principais diretrizes a serem adotadas em cada uma delas, como por exemplo, regras e período de personalização e de visitação em obra.
Qual a diferença entre Winker e Área do Cliente?
A área do cliente é um espaço no site da Dimas Construções destinado a comunicação do cliente com o setor de personalização e pós-vendas por meio da abertura de atendimentos. Nela também é possível encontrar os projetos da sua unidade, bem com os manuais e memoriais descritivos do empreendimento.
Já o Winker, durante o período de obra, é o nosso portal para envio de comunicados aos clientes, bem como um espaço destinado ao agendamento de visitas em obra, quando este período estiver disponível. Após a entrega do empreendimento, o Winker é a plataforma utilizada para a gestão do condomínio, sendo nele realizado a reserva das áreas comuns, recebimento de boletos e comunicados, gestão de manutenções, dentre outros.É possível personalizar a minha unidade?
A Dimas oferece ao cliente a opção de personalizar sua unidade, desde que atendam algumas restrições técnicas e que ocorram dentro dos prazos pré-definidos no início da obra. A personalização é dividida em duas etapas: as civis e as de revestimentos. Dentro da área do cliente encontra-se disponível um manual com as principais regras de personalização, bem como uma estimativa de custo para cada item de personalização solicitado.
Quais são as opções de acabamento?
Para personalizar ainda mais alguns ambientes do seu imóvel, a construtora também oferece, em alguns empreendimentos, opções de acabamentos de revestimentos de piso e gesso.
Dependendo da sua escolha, a opção poderá ter um custo adicional. No momento oportuno, a construtora entrará em contato por meio de um comunicado para que você possa confirmar sua opção.
Serei informado sobre o início das obras?
Sim. Tão logo o início das obras aconteça, informaremos nossos clientes através do e-mail cadastrado em nosso sistema.
Como funcionam as visitas em obra?
As visitas ao empreendimento serão realizadas conforme cronograma e liberação durante a execução da obra, a qual deve ser agendada com antecedência mínima de 48 horas, dentro do horário de funcionamento da obra, em horários e datas pré-determinadas pela construtora. A visita deverá ser realizada sempre na companhia de um funcionário designado, com duração de 1 hora, seguindo as orientações de segurança.
Como eu agendo uma visita a obra?
Para agendamento de visitas à obra utiliza-se o aplicativo Winker. Dentro do site, é necessário acessar a parte de reservas e selecionar a visita a obra. Neste momento será mostrado os horários e datas disponíveis para agendando. Ao selecionar a opção que melhor lhe atende e preencher algumas informações, a solicitação será enviada ao setor de engenharia para aprovação e o horário será reservado a você.
Em que período ocorrem as visitas a obra?
As visitas a obra são permitidas após a execução da alvenaria e delimitação do interior de cada uma das unidades e se encerram em média 120 antes da entrega do empreendimento.
Como posso fazer o acompanhamento do andamento da obra?
No site da Dimas Construções, dentro da página de cada empreendimento, é possível ter acesso ao andamento de cada grupo de serviço da obra, bem como fotos atualizadas para acompanhamento.
Como funciona o processo de entrega das chaves do meu apartamento?
Após a assembleia de constituição do condomínio, a construtora informa aos clientes os dias e horários em que será realizada a vistoria das unidades. Essa visita leva em torno de 1 hora e são verificados todos os ambientes e acabamentos da unidade, além de orientações de uso e conservação da unidade.
A entrega das chaves será feita sempre em horário comercial, mediante agendamento e seguindo a disponibilidade da construtora.
Se o imóvel já estiver quitado ou em vias de assinatura do financiamento bancário, no ato da vistoria, já será realizada a entrega das chaves. Caso contrário, as chaves ficarão com setor financeiro para liberação após quitação.Quando poderei vistoriar a minha unidade?
Você será comunicado sobre o período disponível para a vistoria da sua unidade e poderá agendar conforme disponibilidade. Vale lembrar que a vistoria é agendada no período próximo à data do Habite-se, que varia de empreendimento para empreendimento.
O que é o Habite-se?
Também conhecido por Auto de Conclusão de Obra, o Habite-se é um documento emitido pela Prefeitura após a realização de vistoria em obra, com objetivo de verificar se ela se encontra em condições de habitabilidade e se foi executada conforme o projeto aprovado.
Quais as condições para que eu possa retirar as chaves?
As condições para retirada das chaves variam de acordo com as obrigações firmadas em contrato, sendo necessário que o cliente liquide o saldo devedor junto a construtora. Para que isto seja possível, o cliente pode utilizar seus recursos próprios ou contratar um crédito imobiliário junto a uma instituição financeira.
Quem poderá retirar as chaves e participar da vistoria de entrega?
Somente é possível que a vistoria e retirada das chaves seja realizada e pelos compradores participantes do contrato/financiamento ou um representante legal designado pelos compradores.
E se, durante a vistoria, eu identificar algum problema?
Você e a equipe técnica da Dimas Construções preencherão uma ficha com a relação de itens a serem conferidos. Todos os apontamentos levantados serão regularizados e você será chamado para fazer uma nova vistoria.
Qual a diferença entre vício oculto e vício aparente?
Os vícios ou defeitos aparentes são aqueles de fácil constatação, detectados na vistoria para recebimento do imóvel;
Já os vícios ou defeitos ocultos são aqueles não detectados no momento da entrega do imóvel e que podem ser constatados durante a sua utilização regular;
Ambos possuem prazos legais de garantia, estabelecidos no manual do proprietário, tanto para os materiais, quanto equipamentos de cada sistema do imóvel.Como é feita a entrega das áreas comuns?
Após a assembleia de constituição do condomínio, será efetuada a vistoria e a entrega de toda a área comum do condomínio, aos representantes do condomínio que foram eleitos na assembleia, para a verificação e registro de eventual vício aparente.
Será permitida a participação na vistoria das áreas comuns de quaisquer proprietários interessados, mediante disponibilidade no horário determinado.O que eu recebo na entrega das chaves?
- Manual do proprietário
- Chaves de acesso ao imóvel e hobby box (se for o caso)
- Chaves de acesso ao condomínio
- Controle de acesso à garagem
Quando posso iniciar a reforma e receber os móveis?
Após o recebimento das chaves, você deverá entrar em contato com a administração do condomínio para verificar as regras para aprovação de reformas, recebimento dos móveis, equipamentos, profissionais, materiais e etc. Solicitamos que antes de qualquer alteração consulte o Manual do Proprietário.
Como eu faço para solicitar um atendimento do setor de pós-vendas?
Após a entrega do empreendimento, os atendimentos de pós-vendas deverão ser solicitados via área do cliente ou Winker, utilizando login e senha recebidos no ato da aquisição do imóvel. Para tanto, é necessário fornecer as informações detalhadas da reclamação, sendo que os defeitos devem se enquadrar dentre aqueles integrantes da garantia.
Quando devo solicitar um atendimento do setor de pós-vendas?
O morador deverá solicitar um atendimento sempre que for identificado um defeito ou vício construtivo, de acordo com os prazos de garantia estabelecidos no manual do proprietário. A construtora presta, dentro dos prazos estabelecidos de garantia, o serviço de assistência técnica, reparando, sem ônus, os defeitos verificados.
Após a abertura do chamado, a nossa equipe técnica entrará em contato para agendar uma visita de avaliação. Comprovado o defeito ou vício oculto e o mesmo estando dentro do prazo de garantia, a equipe técnica irá realizar a programação dos serviços solicitados.Quais os prazos de garantia da construtora para eventuais problemas construtivos?
Após a entrega das chaves, o imóvel passará a contar com uma assistência técnica, de acordo com as garantias, para os eventuais vícios construtivos ocultos, que não puderam ser identificados visualmente durante a vistoria técnica.
É importante estar atento aos prazos de garantia de cada um dos sistemas do imóvel (hidráulica, elétrica, estrutura...), pois cada item apresenta um vencimento diferente, variando de 1 a 5 anos. Esses prazos estão disponíveis para consulta no manual do proprietário, entregue no momento de entrega das chaves do imóvel.
No manual também constam os direitos e deveres do proprietário, sendo imprescindível que o cliente verifique esse manual antes de realizar qualquer modificação, pois a garantia da unidade pode ser perdida por danos causados por mau uso.O que é o manual do proprietário?
O manual do proprietário é um documento elaborado pela construtora, com a finalidade de orientar os usuários, com relação ao uso adequado do imóvel e instruí-lo quanto às manutenções periódicas necessárias, de forma a prolongar o tempo de funcionamento satisfatório de sua unidade e de todo o conjunto da edificação.
Este documento é elaborado em consonância com as disposições da NBR 5674:2012 e da NBR 15575:2013, seguindo os preceitos da NBR 14037:2014, e contém, além de informações técnicas sobre os elementos, componentes e sistemas da edificação, orientações no tocante a prazos de garantia e de responsabilidade, procedimento para a realização de reclamações, além de informações dos fornecedores, fabricantes e prestadores de serviços.Quais informações constam no manual do proprietário?
- Orientações sobre uso e manutenção de seu imóvel;
- Prazos para garantias da utilização da assistência técnica;
- Relação dos principais fornecedores;
- Relação dos materiais, marca e modelos utilizados;
- Orientação sobre uso e operação dos sistemas (elétrica, hidráulica e etc.);
- Programa de manutenção preventiva da unidade;
- Plantas de Arquitetura, Instalações Elétricas e Hidráulicas.